sexta-feira, agosto 22, 2014

Vantagens e desvantagens do Sol :: Amigo ou Inimigo?

3 comentários:
 
Olá meninas!
Estou a escrever este post sobre o sol e, quando olho pela janela, só vejo chuva! Choveu todo o santo dia, haja paciência! Acho que o sol não quer mesmo nada comigo ahah.
Hoje venho falar-vos do sol, por causa de um video que eu assisti sobre o mal que o sol nos faz e as marcas que ele nos deixa. Nós olhámo-nos ao espelho e, na maior parte dos casos, não conseguimos ver a olho nú qualquer marca na nossa pele mas, no entanto, estamos cheias delas!
O sol sempre foi assunto de discussão porque, para algumas coisas, é bom e ajuda mas para outras só nos faz mal, como é o caso do cancro de pele, tão falado ultimamente.



Quais são as vantagens de apanhar sol?
O sol é a uma grande fonte de Vitamina D. Sabiam que a Vitamida D também é produzida pelos raios ultravioleta B (UVB) pronenientes do Sol? o Sol só é prejudicial quando em tempo demasiado e/ou com grande intensidade. Além disso, apanhar sol de manhã ou ao fim de tarde (horários cujos os raios têm pouca intensidade) pode prevenir e tratar algumas doenças:
  • Enxaqueca;
  • Alzheimer;
  • Alergias;
  • Doenças auto-imunes;
  • Cancro do cólon, mama, pele e próstata;
  • Depressão;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Infertilidade;
  • Distúrbios alimentares e comportamentais;
  • Doenças orais (cáries, etc.);
  • Miopia;
  • Obesidade;
  • Parkinson;
  • Psoríase;
  • Osteoporose;
  • Entre muitas mais.
Para vos garantir que isto é verdade, o meu dermatologista disse-me que, apesar de ter que ser muito cuidadosa com os sinais que tinha na pele, apanhar sol iria ajudar-me com o meu eczema. E sabem que mais? Ele tinha toda a razão! Desde que uso os produtos corretos e apanho um pouco de sol, tenho conseguido controlar o meu eczema! Mas também não podemos abusar.

Os malifícios do sol


Os efeitos do Sol na pele são provocados principalmente pelos raios UV. Os UVB estimulam o bronzeado da pele e são os principais responsáveis pelas queimaduras solares. Os UVA são indolores, mas muito insidiosos, penetram na pele mais profundamente; aceleram o envelhecimento cutâneo e podem provocar intolerâncias solares, normalmente designadas alergias solares e problemas de pigmentação.Os UVB e os UVA podem desencadear alterações no interior das células e danificar o ADN. Abusar do sol, não usar protetor solar e expor-se em horas de maior intensidade pode levar a doenças, uma delas é o Cancro de Pele, que cada vez se torna mais fatal.
O video que vos trago é um grande "abre-olhos"! Para quem acha que a sua pele está óptima e que não tem nenhuma manchinha, engane-se! Neste video podemos ver uma máquina que filme com "visão ultravioleta" (se assim se pode chamar) e que nos mostra como a nossa pele está realmente! Ah e esperem até ao final do video para verem o que acontece quando colocamos protetor solar!



Viram o video até ao fim? Então com certeza ficaram pasmadas como eu fiquei. Nem me quero ver naquela máquina ahah. É muito importante cuidarmos da nossa pele porque além dela a nossa imagem porque cobre todo o nosso corpo, ela é a nossa maior proteção e, se a destruirmos, para onde vão as nossas defesas? Usem protetor solar mesmo em dias que não está muito sol. O nosso rosto está sempre exposto e os raios solares, quando mesmo escondidos, estão sempre lá! Seja Verão ou Inverno.
Espero que este post vos tenha sido útil e que consigam perceber que tudo tem um lado bom e um lado mau, só é preciso não abusar de nenhum dos dois!
Beijinhos e bom fim de semana :)

3 comentários:

  1. Óptimo post, muito importante!! :)
    R. O vestido é da Mango!

    ResponderEliminar
  2. Post maravilhoso amei tenha uma semana abençoada.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff