quinta-feira, novembro 12, 2015

Diário de Uma Noiva #7 | Encontrar Casa

4 comentários:
 
Olá a todas!
Esta rubrica estava meio que desaparecida mas não pensem que ando parada! :) Acontece é que muita coisa tem mudado nos preparativos do meu casamento por isso ando meio que emaranhada  mas depois vai ficar tudo bem :)
Hoje venho falar-vos de uma das coisas que, para mim, está a ser mais difícil do que o próprio vestido: encontrar casa. Não imaginam o pincel que tem sido encontrar algo dentro do nosso orçamento e que nós gostamos.
 
 
Mas quero arrendar ou quero comprar?
A casa dos nossos sonhos seria uma casa pensado por nós, desenhada por nós (como quem diz), uma casa feita de raiz, ao nosso gosto. Mas, todos sabemos, que a vida não está para brincadeiras, os empregos não estão fáceis de segurar e está tudo cada vez mais caro por isso desistimos dessa ideia. Comprar casa feita também é algo que nos assusta porque pode sempre acontecer alguma coisa e eu não conseguir pagar as prestações...são juros, são taxas, são anos presos a um empréstimo que tem que ser cumprido rigorosamente. Nós não queremos isso para já. Vamos arrendar. Parece-nos o mais certo agora, para começarmos esta vida a dois.
Muitas de vocês podem pensar "mas estás a pagar por uma casa que não é tua" e até têm a vossa razão mas, numa casa a renda, se eu não conseguir pagar, vou-me embora e ponto final. Mas e se eu estiver a dever a casa ao banco? É assim tão fácil? Todas sabemos que não. Por isso mesmo, decidimos assim, mesmo continuando com o sonho de, mais tarde, ter uma casa que seja mesmo nossa.
 
O que eu procuro numa casa?
Aqui nas ilhas é muito comum casas com jardim, com varanda/pátio, aquelas casas com telha. As pessoas não têm o hábito de ir morar para apartamentos, a não ser que seja mesmo no centro da cidade mas, mesmo ai, conseguem encontrar casas como as que vos descrevi acima. Eu cresci numa freguesia pequena onde toda a gente tem jardim e quintal e é assim em todas as freguesias da ilha. É isso que eu quero.
Não quero uma casa grande, muito pelo contrário, quero uma casa pequena, mas com espaço verde à volta (porque não aproveitar o que a natureza nos dá e o que esta ilha tem de tão bonito?).
Quando procuramos uma casa a renda, temos que estar preparados para tudo. A casa está ao gosto do senhorio e não ao nosso gosto. Por isso é normal encontrarmos casas com decorações mais antigas, casas com alguma idade e a precisar de alguns arranjos, como também casas novas construídas à pouco tempo. Eu procuro um meio termo: não quero uma casa completamente nova porque sei que vai ser cara (embora gostasse ahah) mas também não quero uma casa antiga porque não me iria sentir bem.
 
 
O mais difícil tem sido conciliar essas coisas com o valor da renda. Quem tem casas para arrendar parece que perdeu o juízo. Então não é que há pessoas a pedir 600€/700€ pela renda de uma casa? Por esse preço compro uma e dá-me para duas prestações! Acho que as pessoas querem fazer das casas à renda um negócio que dê bastante lucro, quando sabemos perfeitamente que, muitos deles, a estão a dever a casa ao banco e deviam preocupar-se em ter alguém que os "ajude" a pagar a dívida. Mas não, preferem manter os preços altos e ter a casa fechada porque ninguém é capaz de dar aquele dinheiro.
Outra coisa que temos encontrado muito são casas divididas: o jardim é o mesmo, a entrada é a mesma, a garagem é a mesma mas...vivem lá duas famílias diferentes! Isto faz sentido? Eu acho que não (até posso estar a ser picuinhas demais) mas penso que, para ter essas condições, vou para um bloco de apartamentos e ao menos lá temos todos a mesma privacidade. Acho que não faz muito sentido eu estar a viver numa casa em que por cima de mim, mora outra família, mas é a mesma casa, entendem? Então eu fico cá em cima, sem direito ao jardim, e fico a ver o vizinho a fazer churrascos ao domingo num quintal que fica na mesma casa onde eu moro? Faz-me confusão.
 
Já vimos várias casas e outras nem chegamos a ir ver dadas as condições. Tem sido muito complicado encontrar casa, sendo que vou ao OLX quase todos os dias e a outros sites do género (como também anúncios no jornal), mas não podemos desistir não é? :)
 
A casa vai ter que aparecer! :)
 
Quem desse lado também fez trinta por uma linha a bem de encontrar uma casa para viver? Deixem nos comentários se também se depararam com senhorios hilariantes ahah :)
Beijinho

4 comentários:

  1. É uma escolha dificil... mais vais encontrar!
    Nada como ter a nossa casa, o nosso canto! Graças a Deus tive muita sorte nisso :)

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Espero que encontres a casa que procuras.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Por aqui encontra-se "facilmente" apartamentos para arrendar... Mas de certeza que vão encontrar algo ao vosso gosto!! :)

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff