sábado, outubro 21, 2017

Rosácea | Mais um problema de pele para a conta!

7 comentários:
 
Olá a todas!
Quem me segue por aqui, e já leu alguns posts meus onde falo dos meus problemas de pele, sabe que eles por aqui abundam! Claro que a maioria deles está controlada, outros são sazonais e que, actualmente, eu nem me podia queixar mas, claro, sempre tendo cuidados.

Cuidados ao hidratar a pele, por causa do eczema e da pele atópica, cuidados com os produtos que uso no rosto, por causa da vermelhidão, pele sensível e sensações de calor entre tantos outros que vocês já o sabem.
Mas claro que todo o cuidado é pouco tendo em conta a tão variada lista de problemas de pele que podemos ter, não é verdade? O problema é que a minha pele, não contente com todo o trabalho que me tem dado e dinheiro que me tem feito gastar, decidiu ter mais uma coisita: Rosácea. Sim, esse problema de pele no rosto (principalmente) que afecta tantas pessoas, algumas desconhecem que têm.

Tudo começou com a pele do rosto bem avermelhada, como se eu estivesse sempre corada! As bochechas tão vermelhas como se tivesse dado conta de um bom vinho sozinha. Essa vermelhidão vinha acompanhada de umas borbulhas muito pequenas e de uma sensação de calor que me incomodava bastante, mas a comichão era zero. O que é que eu pensei? Isso mesmo: "Olhem as minhas alergias a dar o ar de sua graça"! Toca a tomar o belo do comprimido. Toca a meter a bela da pomada. Passou? Nem por isso. Havia dias em que estavam ainda pior. Não havia base que disfarçasse!

Peguei em mim e fui ao meu Dermo para me tratar desta "alergia". Cheguei lá com a listinha de produtos que estava a usar (os mesmos de sempre junto com alguns da Cien, nada de novo) comprados especificamente para a minha pele tão complicada e alguns deles recomendados por ele. 
Entrei com alergia, saí de lá com rosácea. Ele só precisou olhar para mim! Ah esperem, saí de lá com rosácea e com uma despesa de cento e poucos euros (consulta + medicamentos + cremes), coisa pouca! #tosse

Vamos pensar positivo: se resultar, valeu a pena não é? Ele receitou-me um antibiótico (não digo o nome porque acho que devem sempre consultar o vosso médico), um gel para rosácea chamado Metroderme Emulsão 7,5mg/g (para aplicar à noite e que deixava uma sensação de frescura) e um creme de dia, o Bioderma Sensibio Tolerance Plus (aplicar todas as manhãs). As regras eram simples: evitar o álcool, a pimenta, o sal e o sol directo (muito menos sem protecção solar). Ah! E não usar mais nada na minha pele para além dos dois produtos que ele recomendou e isso inclui não usar maquilhagem! Acho que nunca tinha passado tanto tempo sem usar maquilhagem..mas olhem, habituei-me a esta liberdade de sair de casa na hora e não me preocupar com isso. Nada como tratarmos da nossa pele como ela merece, não é mesmo?
As regras até eram simples, não estivéssemos em pleno Junho e eu com passagem marcada para Lisboa e já a imaginar-me deitada numa toalha, a apanhar sol numa bela praia em Cascais!

Dias antes da ida a essa consulta, tirei estas "maravilhosas" fotos:

(peço desculpa aos mais sensíveis sim?)

Como é que a minha pele chegou a este ponto? Perguntam vocês. E o meu Dermo responde: nunca devemos usar produtos que outrora foram receitados para outro problema de pele, sem sabermos o que temos actualmente. O que eu fiz foi usar a minha pomada do eczema/alérgias a pensar que era isso que eu tinha. Nunca imaginei que eu estava aplicar no meu rosto a grande inimiga da Rosácea: Cortisona (recomendada para alergias/eczema). A cortizona piora o estado da Rosácea. E sim, o meu estado já era avançado, vamos chamar uma "crise".

Mas vá, esforcei-me ao máximo: evitei o álcool, as comidas muito condimentadas...e não abusei do sol (vá, fiz uns dias de praia....quem me pode condenar? 👀). Tomei remédio certinho e usei os cremes! E foi aí que deu asneira. O gel resultou? Resultou. O antibiótico fez efeito? Fez. Agora o creme...ui! A minha pele reagiu mal ao creme e, em vez de reduzir a vermelhidão e as sensações de calor, só piorou. Ficava com a cara a ferver, sensações de picadas e cheia de comichão! Só usei uma semana e deixei de lado. Como tinha consulta marcada para ele reavaliar a situação, aguardei que me receitasse outro creme de substituição.

Tirando o creme, a minha pele melhorou bastante sim: menos vermelha, sem as borbulhinhas nas bochechas...mas (tem de haver sempre um "mas" não é?) apareceram umas borbulhas mais "secas" na testa. Muitas! Mais uma queixa a fazer ao senhor doutor 😞
Na segunda consulta, e depois de avaliadas as melhorias notórias a olho nu, o meu Dermo disse-me que as borbulhas na testa assim como todos os problemas que tenho na pele do rosto são derivadas à textura da minha pele, e receitou-me o medicamento que tanta controvérsia já gerou: o Isotretinoína Orotrex mais conhecido, a nível mundial, como Roacutan, um medicamente utilizado no tratamento de acne severa e da rosácea. Para além desse medicamente, também me recomendou um novo creme (Avène Antirougeurs), retirou-me o gel (apenas era necessário enquanto tinhas as borbulhas na bochecha) e manteve o antibiótico mas agora de 3 em 3 meses.

A minha pele tem melhorado bastante e posso mesmo garantir que está irreconhecível! No próximo post falo-vos melhor sobre as melhorias, sobre o "antes e o depois", sobre os Roacutan e o porquê de gerar tanta controvérsia, entre outros assuntos que podem ajudar vocês desse lado que estejam a passar por um problema parecido.

Encontramo-nos na segunda parte deste post?
Beijinho!


Alguns posts sobre os meus problemas de pele e os produtos que tenho usado:
Eczema: Parte 1 e Parte 2

7 comentários:

  1. Ainda bem que está melhor!

    Deixo-te aqui o link, onde podes pedir conselhos para o teu problema:
    https://www.facebook.com/groups/naturalbody.cosmetica



    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa! Obrigada pela dica, vou visitar ;)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Olá Isa! Obrigada pela dica, vou visitar ;)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Olá Isa, minha Rosácea é muito parecida com a sua, meu tratamento tbm começou como o seu, no próximo mês vou ao médico pra ver o que vai mudar... estou no aguardo do seu post de como se comportou sua pele com Roacutan, espero que positivamente... beijoss!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Espero que a sua Rosácea tenha melhorado também :)
      Em breve faço um post a mostrar como a minha pele está actualmente :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Olá Sônia, primeiramente obrigada pelo post, sei o quanto é difícil a Rosácea pois tenho o mesmo,�� mas pra nossa sorte tem tratamento, eu estou fazendo o mesmo tratamento que vc, comecei da mesma forma, apenas fiz tbm Luz Intensa Pulsada, estou esperando completar um mês para retornar ao médico pra ver se vou usar roacutan, gostaria de saber se vc está gostando, e como vc está... obrigada mais uma vez se vc tiver Instagram ou outra rede social me sinalize para q possamos manter contato mais fácil dos seus posts.... beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inez!
      Acho muito importante esta partilha porque sempre podemos ajudar alguém não é? :)
      Em breve vou fazer um post a mostrar como estou actualmente e como me dei com o tratamento! Fique atenta :)
      O meu instagram é: www.instagram.com/soniavaladao9
      Beijinho

      Eliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff