quinta-feira, setembro 29, 2022

Uma mãe sabe que vai ser cansativo, só não sabe como isso a vai atingir!

Sem comentários:
 

 Olá mães!

Nunca vos aconteceu estarem tão exaustas e, ao verbalizarem isso junto de outra pessoa, ouvirem: "Não sabias para o que ias?!"

A verdade meu povo, é que nós, quando decidimos ser mães, sabíamos para o que íamos. Sabíamos que ia ser cansativo, que íamos ficar exaustas, que íamos ter menos liberdade, íamos ter menos tempo para nós...mas não sabíamos como isso nos ia atingir!

Aquela frase é do mesmo criador de "Aproveita para dormir agora, porque depois não dormes", como se houvesse um banco de horas de sono para ir acumulando durante a gravidez e que pudéssemos usar depois do bebé nascer.

Uma mãe sabe que a maternidade vai ser difícil. Mas como podemos nós adivinhar como isso nos vai atingir, sem passarmos por isso primeiro? Podemos preparar-nos psicologicamente para isso tudo mas não vai fazer o cansaço ser menos...cansativo. Por mais que nos preparemos, nunca vamos estar preparadas para uma privação do sono. Acordar de hora em hora, passar noites em claro com um bebé a chorar, olhar pela janela e ver o dia nascer sabendo que nem dormimos.

É preciso normalizar que: uma mãe também se cansa. E quando uma mãe se cansa, não é de ser mãe. Ela está simplesmente cansada.



Fazer o almoço com um bebé que chora e implora por colo, cansa. Cansa porque ao mesmo tempo que temos de fazer o almoço, temos de estar a dançar o tango e a cantar todo o reportório musical que conhecemos para que ele se aguente na cadeirinha mais 5 minutos. Cansa, porque eventualmente teremos de pegar nele ao colo e começar a fazer tudo só com uma mão, ao mesmo tempo que tentamos equilibra-lo e não deixar que toque nas coisas.

Cansa não ter dormido durante a noite, ter até passado 80% do tempo sentada na cama com uma mama para fora a rezar aos santos todos que ele adormeça de barriga cheia. Cansa, não tendo dormido, mas não deixar que o bebé se aperceba que estamos doidas para nos atirar ao chão. Termos de brincar com a mesma energia de quem dormiu 8h seguidas.

Cansa sair de casa com um bebé. Pensar nas mil e uma coisas que precisamos para evitar uma crise. Cansa ainda mais se o bebé não gostar de passear de carro e levar toda a viagem a chorar a pedir que alguém lhe tire do ovinho de transporte e a mãe passa a viagem toda na palhaçada quando tudo o que ela queria era encostar a cabeça e deixar levar-se pelo embalo do carro.

Por favor, parem de perguntar a uma mãe porque raio está ela a queixar-se se foi ela que quis engravidar. Ninguém pergunta a um pedreiro porque se queixa de cansaço, quando ele também sabia, desde que acordou, que ia passar o dia a levantar pedra.

Ser mãe é uma tarefa de 24h. É a tarefa mais gratificante de todas. A mais feliz. A que enche mais o coração. Mas não tem folgas, férias ou pausas para café. Ser mãe cansa. E sim, nós sabíamos disso quando o decidimos ser. Só não sabíamos como isso nos ia atingir.

Se tu desse lado te sentes cansada, exausta, a achar que não consegues mais, entende que está tudo bem. Se tu desse lado, não consegues controlar as lágrimas num momento de desespero e depois choras com sentimento de culpa por teres chorado quando o teu filho era o teu maior sonho...bem vinda, passamos todas por isso!

Parem de perguntar a uma mãe porque raio ela está cansada! Perguntem o que ela precisa. Porque da vossa opinião não é de certeza!

Vamos normalizar o lado menos romântico da maternidade. Ela não é cor de rosa. Tem as outras cores todas. E está tudo bem.


Como está a ser a maternidade por aí? Vamos partilhar e tranquilizar estes corações.


Um grande beijinho a todas as mães e futuras mães desse lado! Estamos juntas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff