sábado, agosto 27, 2022

"...mas tu é que sabes. A mãe és tu"

2 comentários:
 
"...Mas tu é que sabes. A mãe és tu".

Quem nunca ouviu esta frase depois de ter recebido uma opinião que não pediu? Ah pois, se estás grávida ou já és mãe, sabes do que falo. As opiniões alheias aparecem que nem erva daninha numa horta.
Por isso, este texto é para ti: para ti que, além de todos os medos, inseguranças e pensamentos de "será que consigo dar conta de tudo?", ainda tem de ouvir críticas e opiniões que não pediu. Que, muitas vezes, magoam. Que aumentam os pensamentos negativos que já vos pairam na cabeça.
Este texto é para ti, que és presa por ter cão e presa por não ter, quando o assunto é a educação do teu filho, e que só a ti diz respeito.




Entende que o mundo da maternidade é uma montanha russa de emoções. Tu vais sentir-te exausta, tu vais chorar e pensar que não aguentas mais, tu vais querer deixar tudo e correr para outra divisão da casa apenas e só para respirar no silêncio. E, adivinha? Está tudo bem. Acontece com todas nós.
Mas, ao mesmo tempo, vais sentir uma felicidade e um amor que nunca antes tinhas conhecido. Vais sentir o coração cheio e a transbordar de amor. É inexplicável!

A maternidade é difícil. Há toda uma sensibilidade à volta da criação de um filho. Ainda para mais nos dias de hoje, que ou se é 8 ou 80. Ou é porque se dá chucha ou porque não se dá. Ou porque decidiste não dar mama ou porque quiseste dar só mama. Ou porque saíste com o bebé logo nos primeiros dias ou porque te fechaste em casa nos primeiros dois meses. Ou porque dás muito colo ou porque deixas chorar.
É fácil sentirmo-nos inundadas por todas as opiniões que nos chegam, muitas vezes de familiares. 

"Não é por mal, eles só querem ajudar!"
Mas sabem o que é que ajudava? Uma refeição pronta para só aquecermos entre mamadas e troca de fraldas. Uma mãozinha para lavar uma loiça que nós não conseguimos porque o bebé não dormiu. Isso sim ajudava. A mãe precisa de ajuda, não de opiniões!

Se és mãe de primeira viagem, como eu que ando neste mundo há apenas 4 meses, respira fundo e tenta, bem forte, não deixar que as opiniões que te chegam te façam duvidar de tudo o que estás a fazer. Tu és a mãe que o teu filho precisa! Tu estás a fazer tudo bem! Tu és a mãe perfeita para o teu filho, com todas as tuas imperfeições.
O teu coração não se engana. Estás sempre certa. O filho é teu! Ninguém tem o direito de te fazer duvidar. 
Lembra-te todos os dias: o teu filho é único e ninguém o conhece melhor do que tu! (Nem mesmo a prima que tem 3 filhos e se diz especialista. Os 3 filhos dela não são o teu).

Respira fundo e aproveita cada minuto com o teu filho. A maternidade é dura mas passa tão rápido. E, acredita, vais sentir tantas saudades!!

Um beijo enorme para todas as mães guerreiras!


2 comentários:

  1. Primeiro texto realista que li sobre a maternidade, o que mais me chocou agora que sou mãe de primeira viagem, foi o facto de toda a gente romantizar a maternidade e não falarem abertamente deste tipo de coisas que acontecem tanto e nos deixam tão inseguras, identifiquei me tanto com o que li. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber isso! Devia falar-se mais sobre a maternidade real. Somos tantas a passar pelo mesmo. Um grande beijinho

      Eliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff